segunda-feira, 28 de setembro de 2009



Tatuagem japonesa


  O Japão é conhecido mundialmente, pelos seus desenhos de tradição antiga, baseados na beleza e arte de 1800, [desenhos de samurais, carpas, dragões, gueixas, figuras mitológicas, cachorros, leões, flores, guerreiros e muitos movimentos de traços cheios, que dão mais vida aos desenhos, existindo um significado para cada um deles]
Técnica de tatuagem japonesa: Tebori [entalhar] ou Irezumi [gravar com as mãos]. A tatuagem é elaborada com a utilização de longas agulhas feitas em marfim, bambu ou madeira, mergulhadas em tintas especiais, e aplicadas na pele por pontadas repetitivas.
No Japão esta técnica tornou-se muito famosa, por estampar corpos inteiros da yakuza japonesa que, são clientes incondicionais. O grupo da yakuza exibe sua tatuagem, para demonstrar que se uniu a máfia prometendo honra e respeito a ela, sendo capaz de dar sua própria vida pela sociedade.

No Mundo da Yakuza



Tatuagens nas costas, antebraços ou tórax, expressam a beleza, sorte, coragem e a honra entre eles. Fácil notar um integrante da yakuza, basta observar os desenhos das tatuagens específicas, utilizados por eles como cerejeiras, peixes, dragões e samurais, todos com um significado em especial.
Japoneses preservam até hoje a tradição dessa tatuagem, mesmo com a modernidade elétrica, defendem a técnica Tebori, como técnica que tem um “significado”, contrário das demais.

Existem ainda pessoas místicas que se tatuam acreditando que certos desenhos trazem proteção mágica. Outros como, forma de protestos ou patriotismo, de amizade e amor.
A tatuagem se tornou uma prática bem comum em nosso meio, seja qual for o caso, é prudente escolher um tatuador de confiança e tomar muito cuidado com a higiene para que a tatuagem fique perfeita e harmoniosa.

Curiosidade:
A máquina elétrica de tatuagem foi patenteada por Samuel O Relly em 1891 e chegou ao Brasil em 1959.
Na Europa, no século XVII pegou a moda de tatuar, levadas pelos marujos, que as faziam como talismã para trazer sorte em suas intermináveis viagens.

http://pronuc.com/historia-tatuagens-oriente/
tatoo: Wakako Yamamoto
http://www.hartandhuntingtonhawaii.com/artists-33#category

4 comentários:

  1. Acabei de conhecer seu blog. Que idéia bacana esta de falar sobre a cultura oriental.
    Um povo sábio, que tem muita coisa para ensinar.

    Sabe quem fez esta tatuagem? Digo, o nome do tatuador? Que coisa linda!

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo espaço. Pessoas como nos estamos sempre esperando por cultura, que este cantinho seja uma ponte para tudo de maravilhoso que vem pela frente. Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal. .
    Meu nome é Cleide,tenho 24 anos e
    tenho uma tattoo de uma Deusa Japonesa nas costa,queria saber qual o significado dela. .
    Agradeço desde já!
    Bjão. .

    ResponderExcluir