domingo, 4 de outubro de 2009

Kimonos


KIMONOS DA ERA MEIJI

A tradução de kimono seria “algo que uma pessoa veste”, os kimonos são peças do vestuário tradicional do Japão.
Originalmente a palavra referia-se à todos os tipos de vestuário, mas acabou por ficar associada apenas às vestes longas que ainda são usadas por homens, mulheres e crianças.

Inspirados nas roupas chinesas o kimono surgiu no período Heian (794-1192). No período Edo o povo só poderia vestir kimono de linho ou algodão, os samurais também eram proibidos de usar o cetim que era tido como um tecido fino.Kimono branco somente o herdeiro de algum senhor feudal tinha permissão de usar.Só durante o período Meiji (1868-1912), que o povo foi encorajado pelo governo a usar roupas ocidentais.Deixando o kimono para ocasiões especiais como casamentos, funerais, cerimônias e festivais.

Kimonos possuem diferentes estilos e acessórios, para cada ocasião, formalidades, eventos, estações do ano, idade e até classe social. Os modelos se diferem na cor e no tecido usado e o jeito de amarrar o obi (uma espécie de cinta que amarra o kimono) é amarrado diferente conforme o estilo.
Os ocidentais costumam ligar essa vestimenta a sensualidade, por possuir belas estampas, cores e texturas.Porém aqui no Japão seu significado vai além.
Hoje em dia a sociedade japonesa está influenciada pelo costume ocidental, nas ruas dificilmente vemos jovens vestindo kimonos a não ser nos festivais de verão.Época que eu particularmente adoro.
Essa vestimenta não é nada barata, kimonos bonitos custam aproximadamente 9.000 dólares e se for fazer uma conta com kimono, obi (faixa que amarra o kimono), meias, sandálias e outros adereços podem chegar a 20.000 dólares.
Atualmente são as gueixas com seus lindos kimonos e seus penteados tradicionais, que levam o título de guardiãs da tradição japonesa.

http://bocaberta.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário