sábado, 10 de outubro de 2009

SUMÔ



Sumô é o esporte profissional mais popular do Japão sendo considerado por muitos como o esporte nacional japonês. Sua atração não é somente a excitação imediata dos torneios mas também o rico legado de ritual e tradição acumulado em sua história de 2.000 anos.
É caracterizado por dois lutadores grandes (sumotori), usando cabelo lubrificado em topetes e uma faixa larga de seda de 80cm (mawashi), que se posicionam no anel (área da luta). Os próximos minutos antes da luta são gastos em uma prepação psicológica para o bom desempenho. Eles lançam salgue no ar (uma sobra de rituais de purificação do Xintoísmo), agacham-se e encaram um ao outro. Então, de repente, saltam para a luta.
Usando uma das 70 técnicas oficiais, um lutador finalmente força o outro para fora do anel ou o faz tocar o anel com uma parte do corpo que não sejam as solas dos pés. Então, é declarado vencedor pelo árbitro (gyoji). Uma câmara do tribunal sentada ao lado do anel "ringside" às vezes pode conferenciar em um caso incerto. Uma competição de Sumô normalmente termina em segundos e o próximo par de lutadores vem ao anel. Na maioria das lutas, os lutadores tentam apoiar-se na faixa do oponente que lhes dá maior facilidade para lançar o adversário ao solo, carregá-lo ou elevá-lo. Chutar ou socar com punho fechado são os únicos movimentos proibidos conforme as regras.

O anel do Sumô (dohyo) é uma plataforma elevada de barro acumulado borrifada com areia na qual um círculo de 4.55m de diâmetro foi delineado através de fardos de palha afundados. No meio do círculo estão duas tiras de linhas brancas que marcam as posições iniciais das quais os lutadores saltam para a luta.
Um lutador de Sumô é grande (altura comum 1.85m) e pesado (peso comum 148kg). Porém, peso e tamanho necessariamente não determinam um vencedor. Lutadores gastam horas diárias praticando técnicas de forma que até mesmo lutadores pequenos têm uma chance de vitória.
A vida de um lutador de Sumô é difícil e exigente. A maioria é recrutada e por volta dos 15 anos de idade ingressam em um alojamento onde eles vivem e treinam com outros lutadores.
Depois que um lutador se casa, ele pode morar no próprio domicílio. O alojamento tem dormitórios para os lutadores, jantares, instalações de banho, e um anel de prática para o qual os lutadores descem todas as manhãs para o keiko (prática). Os lutadores juniores chegam às 4 ou 5 da manhã para preparar o anel; a maioria dos lutadores seniores está no anel antes das 8 da manhã. Eles se organizam em turnos tanto para praticar quanto para repetir três exercícios tradicionais: shiko, teppo, e matawari, que seriam respectivamente, coordenação, cronometragem e flexibilidade.
Às 11 da manhã, os lutadores seniores se dirigem para os banhos, então têm desjejum - um guisado de alta-caloria chamado chanko-nabe. As refeições são gratuitas e a maior parte dos lutadores prefere jantar fora. Os 750 é uma outra denominação dada aos lutadores classificados em Sumô profissional de acordo com os registros de ganhar-perder em torneios.
Os graus são escritos em uma lista chamada banzuke. A divisão de topo é chamada makuuchi ("dentro da cortina") e nessa divisão está o Yokozuna, o campeão principal. Todo aspecto de Sumô profissional é governado pela Associação de Sumô do Japão, composto de sumotoris aposentados.

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/japao/esportes-no-japao.php
Imagens Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário